quarta-feira, 27 de maio de 2009

Incerteza

'No início do século XX, o Marquês de Laplace, cientista francês, argumento que o universo era completamente determinista. Ou seja, se tudo é governado por um conjunto de leis científicas que nos permitem predizer tudo o que aconteceria no Universo, bastar-nos-ía saber o seu estado completo num determinado momento para saber o futuro.
Connosco aplicar-se-á o mesmo? Basta compreendermo-nos todos totalmente num preciso instante para resolvermos todo o futuro? Sim? Não? Laplace acreditava que sim porque aplicou a sua teoria ao comportamento humano.
Laplace estava errado. Por mais que nos conhecamos agora, nunca vamos poder extrapolar isso para o futuro.
As relações são como a teoria quântica: Quanta maior for a precisão desejada deum cálculo, maior é a incerteza de um resultado. INCERTEZA é aqui a palavra chave e conclusão da teoria que o alemão Werner Heisenberg, no início do século XX formulou com base nos conhecimentos quânticos de Max Planck.
Quanto mais tentarmos predizer o resultado baseando-nos nas escolhas que temos, mais vamos falhar, porque cada observação produz um certo número de resultados possíveis diferentes, ou assim concluiram Erwin Schrodinger e Paul Dirac nos anos 20.
Einstein não gostou, apesar de ter contribuído de forma muito importante para o desenvolvimento da chmada mecânica quântica (valeu-lhe um Nobel). "Deus não joga aos dados" foi a afirmação que resumiu o seu cepticismo quanto às bases probabilísticas da teoria dos quanta.
Afinal, parece que todos jogamos aos dados desde os anos 20 e ainda nem nos apercebemos disso. Se os electrões podem estar em dois locais diferentes ao mesmo tempo, não admira que nós também possamos.'

Miguel Costa (inspirado em Breve História do Tempo, Hawking)

3 comentários:

Miguel Costa disse...

Bom, por acaso o texto foi mesmo escrito por mim :P

mas fui buscar as teorias ao Hawking sim :P

Clara Mafalda disse...

Eu realmente nao concordo nada com Laplace e gostei particularmente do bocadinho final "Se os electrões podem estar em dois locais diferentes ao mesmo tempo, não admira que nós também possamos".. bem verdade!
beijinho

ineiiizi disse...

Miguel,
a serio?! LOL! por acaso pensei que tivesses tirado do livro xD ahahah! vou ja mudar :p
sorry*

Clara Mafalda,
realmente tambem nao concordo com o Laplace :p